Autoras:  Amanda Beatriz Schramm Alves, Camila Leandro Ferreira e Kamilla Aparecida de Lima

O cascudo é um peixe de água doce encontrado em rios e lagos da América Central e da América do Sul. No Brasil, os peixes da família Loricariidae estão presentes principalmente no rio São Francisco e na bacia do rio Amazonas. Apesar da sua aparência que pode causar certa estranheza numa primeira impressão, apresenta uma carne saborosa e livre de espinhos. O cascudo é pouco conhecido em algumas regiões do país e consequentemente pouco consumido, como ocorre na região Sul. O presente projeto objetiva propor uma alternativa para popularizar a carne desse peixe a partir da elaboração, junto com profissionais da área gastronômica, de um prato a ser servido em bares e/ou restaurantes de Curitiba e região. Posteriormente, relatórios de comercialização, de viabilidade de preparo e de aceitação do público serão redigidos e apresentados para a turma e para o produtor do Cascudo da nossa região, que poderá aprimorar a sua criação de acordo com os resultados obtidos. Os métodos a serem estabelecidos ainda serão discutidos e definidos pela equipe e adequados da melhor forma possível ao produtor e ao restaurante. Como os fatores citados acima indicam que o cascudo seria uma boa opção para alguns locais, é visto que o projeto, se obtiver sucesso, terá um grande impacto para os produtores desse peixe, aumentando a demanda e dando certeza da necessidade do produto e, além disso, dependendo do sucesso poderá haver impacto dentro dos costumes regionais.

Apresentação 

(clique na figura para acessar)

O caminho até o produto final

No dia 21 de setembro, nosso grupo, juntamente com a chefe Rosana, foi convidado para almoçar na propriedade do Sr. Maury e sua esposa Dona Ruth. Eles preparam o cascudo assado com sua casca (escamas) e como acompanhamentos um pirão feito com a cabeça do peixe e vinagrete!

No dia 04/10, o grupo visitou “Na Casa do Ganso” e conversamos com o Emerson, proprietário do lugar, explicamos o projeto e foi acertado que lá será o local onde realizaremos o evento com o cascudo.

Preparamos os convites…

Um dia antes, tivemos que aprender a limpar esse peixe para prepararmos os pratos…

E finalmente chegou o grande dia Na Casa do Ganso…

Produtos complementares