Mestrando: Vitor Gomes Rossi

Tecnologia de Bioflocos

O sistema de bioflocos, ou BFT (Biofloc Technology) em inglês, consiste na criação de peixes em tanques sem que haja renovação da água ou a presença de filtros para tratamento da mesma. Assim sendo, dentro dos tanques, há um estimulo à proliferação microbiana que irá metabolizar a matéria orgânica presente. Estes microorganismos, usando como matriz os excrementos dos animais e o excedente de ração administrado e não consumido, são capazes de assimilar o nitrogênio em excesso do ambiente e, juntamente com a suplementação de fontes concentradas de carbono, utiliza-lo para produção proteica. Essas proteínas, em conjunto com os microorganismos, formam pequenos flocos no cultivo que por sua vez se distribuem ao longo da coluna de água, caso haja a presença de aeração e/ou movimentação do sistema. Estes flocos, por sua vez, podem ser consumidos pelos peixes e podem alcançar níveis de proteína bruta de até 50%, o que os tornam um alimento com alto valor nutricional para os peixes no sistema produtivo, com a possibilidade da redução das taxas de arraçoamento e, consequentemente, dos custos com alimentação.

Projeto de Pesquisa: “Avaliação do desempenho zootécnico de lambaris criados no sistema de bioflocos com diferentes concentrações de sólidos totais”.

Dentro do sistema de bioflocos, uma série de parâmetros de qualidade da água devem ser controlados constantemente. Um desses parâmetros é a concentração de sólidos da água, que reflete a quantidade de flocos presentes no sistema. Está concentração quando baixa, pode levar a um desequilíbrio na população microbiana e consequente incapacidade da mesma em metabolizar os compostos nitrogenados da água. Por outro lado, caso tenha excesso de sólidos, os flocos podem colmatar as brânquias dos animais e alterar a eficiência dos mesmos de captar o oxigênio do ambiente. Atualmente, a literatura relacionada à piscicultura em bioflocos preconiza manter a concentração de sólidos abaixo de 500mg/L. Porém, ainda não se sabe em qual faixa exata deve ser mantido esta concentração a fim de que se obtenha o melhor desempenho zootécnico dos animais. O presente projeto terá como objetivo, portanto, investigar a influência da concentração de sólidos totais na água na manutenção do sistema e nos parâmetros zootécnicos dos animais envolvidos.

Vitor Gomes Rossi possui graduação em Medicina Veterinároa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015).