Parceria GIA-ATGC
No dia 09 de fevereiro de 2021 foi finalmente assinado o Termo de Compartilhamento estabelecido entre a UFPR, através de...
Título: Efeitos da exposição à fração solúvel em água da gasolina, do petróleo e do óleo mineral em embriões e larvas de Astyanax altiparanae (Pisces, Characiformes)
Autores: Fernanda Thaline da Silva Martins e Raphaela Toniolo Trauczynski
Embora exista uma extensa literatura descrevendo os efeitos de hidrocarbonetos derivados de petróleo em peixes, poucos estudos abordam os efeitos crônicos da exposição ao petróleo e derivados no desenvolvimento embrio-larval de espécies neotropicais. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos sub-letais da fração solúvel em água (FSA) do petróleo, da gasolina e do óleo mineral, sobre o desenvolvimento ontogenético inicial de embriões e larvas do lambari-do-rabo-amarelo Astyanax altiparanae. Para isso embriões e larvas foram mantidos individualmente em placas de cultivo celular de 6 poços, alojadas em uma estufa vertical, em temperatura ajustada a 25 ºC. Os exemplares foram expostos a 0,04% da fração solúvel em água (FSA) da gasolina, 34,79% do óleo mineral e 50,88% do petróleo. Durante o período de exposição foram mensurados os parâmetros de qualidade da água e realizadas análises morfométricas dos exemplares, sendo registrado todos os endpoints. A gasolina foi o derivado que apresentou maiores concentrações de hidrocarbonetos, apresentando concentrações de BTEX 13,44 % a mais do que o petróleo e 44,27 % a mais que o óleo mineral. Os resultados obtidos apontam que mesmo em baixas concentrações a gasolina pode trazer consequências drásticas a curto prazo.
O GIA é um grupo de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação criado e sediado na Universidade Federal do Paraná. Sua principal missão é assumir um papel direto na interação entre setor acadêmico, a iniciativa privada e a sociedade civil em geral, transpondo os muros universitários, aplicando com excelência e eficiência, métodos técnico-científicos de produção de alimentos e na resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos que dizem respeito aos mais diferentes setores da sociedade brasileira.
No dia 09 de fevereiro de 2021 foi finalmente assinado o Termo de Compartilhamento estabelecido entre a UFPR, através de...
O GIA acaba de lançar mais um livro. O tema da vez é o cultivo de peixes orgânicos Cada vez...
Copyright © Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA) | Desenvolvido por Abrigo Virtual
Copyright © Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA) | Desenvolvido por Abrigo Virtual