O projeto Cultimar é desenvolvido desde os anos 2004, 2005 e teve como motivação inicial fomentar a ostreicultura no litoral paranaense. O projeto de extensão promoveu ao longo desses mais de 14 anos ações com foco social, ambiental, técnico, tecnológico e econômico junto às comunidades do litoral paranaense. O projeto incentiva a geração de renda a partir da maricultura, por meio da produção e comercialização de ostras.

Mais do que um projeto, ele representa um conceito, uma forma de trabalhar e uma forma de encarar o desenvolvimento sustentável. Trabalhamos a mentalidade turística com as pessoas e instituições envolvidas; fizemos diversos trabalhos de marketing para criar uma ideia de produto (ostras de Guaratuba); trabalhamos o artesanatos e a educação ambiental; contribuímos para melhoria das técnicas de produção; promovemos a participação dos produtores em feiras gastronômicas e em viagens de intercâmbio para que conhecessem o trabalho feito em Santa Catarina, maior produtor nacional de ostras.

O Cultimar teve grande relevância no panorama da aquicultura estadual. Foi um parceiro muito importante para chegarmos aonde estamos. Alavancou e acelerou o desenvolvimento socioeconômico, especialmente das comunidades envolvidas na cadeia produtiva da ostra

As fazendas marinhas vinculadas ao projeto Cultimar já receberam ao longo desse período, a visita de especialistas e pesquisadores de universidades americanas e inglesas. Profissionais da França, da Noruega e da Coreia do Sul trabalharam voluntárias no projeto. Pesquisadores japoneses que estavam escrevendo um livro sobre ostras de todo o mundo afirmaram que as ostras de Guaratuba estavam entre as mais saborosas que eles já haviam provado.

O Cultimar recebeu, em 2012, o Prêmio de Inovação da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) como melhor projeto da região sul do Brasil na categoria Tecnologias Sociais pelo trabalho com a maricultura associado a ações de educação, de valorização da cultura local e de capacitação técnica e para o turismo. O reconhecimento também foi concedido por meio de outras premiações: o 6º Marketing Best de Responsabilidade Social, da Editora Referência e da Madia Marketing School; o Destaque do Marketing 2007, da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN); e um prêmio internacional entregue pelo Instituto HSBC Solidariedade (IHS).    

Atualmente, o projeto tem um convênio com   Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar) para monitoramento higiênico-sanitário das ostras produzidas pelos associados. O monitoramento é feito sem custos à Aguamar, que, em contrapartida, fornece ostras e disponibiliza estruturas e local para realização de projetos de pesquisa dos pós-graduandos vinculados ao GIA. Aliás, os projetos do GIA sempre têm como objetivo fazer com que os resultados das pesquisas realizadas cheguem à sociedade de uma forma geral e não se limitem à comunidade acadêmica. Com o Cultimar, isso sempre foi seguido ao pé da letra.