Projeto de Pesquisa: “Métodos químicos utilizados no controle do mexilhão-dourado Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) em sistemas hidráulicos industriais”

Na tentativa de mitigar os problemas associados às bioincrustações, em sistemas hidráulicos, ocasionados pelo mexilhão-dourado Limnoperna fortunei, foi realizada uma avaliação integrada e sistemática de publicações científicas relacionadas ao tema, o que permitiu identificar os métodos químicos de controle, suas características e os possíveis impactos positivos e negativos relacionados ao seu uso em sistemas industriais. Foi também possível estabelecer uma correlação matemática entre os impactos observados e, a partir disso, mensurar e comparar a eficiência desses produtos no controle do mexilhão-dourado. Os resultados obtidos contribuem para uma melhor compreensão dos efeitos quanto às questões ambientais, bem como serve como base no planejamento estratégico de métodos mais eficientes e adequados no controle de organismos incrustantes. Sobre tudo, os resultados demonstram que os tratamentos químicos de controle utilizados atualmente apresentam um custo ambiental e operacional elevados, gerando uma relação custo-eficiência desfavorável. Por este motivo, estes compostos químicos precisam ser melhores investigados para serem mais precisos no combate às incrustações do Limnoperna fortunei.

 

  • Identificar e avaliar a eficiência dos métodos químicos, principalmente aqueles utilizados no combate a fortunei em sistemas hidráulicos, bem como descrever os problemas ambientais associados a tais métodos de controle.
  • Avaliar a toxicidade de diferentes compostos químicos comerciais usados no controle de incrustações causadas por Limnoperna fortunei em sistemas hidráulicos industriais.

 

Fabrício Salvador Vidal

Possui graduação em Biologia – Faculdades Integradas Espírita (1998), pós-graduando a nível de mestrado do curso de Zootecnia do departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (2017 – atual). Atualmente é consultor ambiental – Ecotécnica – Tecnologia e Consultoria Ltda. e professor concursado da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Zoologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: planos de manejo, avaliações de impacto ambiental e educação ambiental. Atua, atualmente como Professor da área técnica para curso Técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia.

Orcid https://orcid.org/0000-0002-4070-3849

Lattes