Descrição
O Ucides cordatus conhecido popularmente por caranguejo-uçá se insere na posição sistemática descrita a seguir: Filo – Arthropoda Classe- Crustacea Ordem- Decapoda Infraordem- Brachyura Família- Ocypodidae Gênero- Ucides Espécie- Ucides cordatus.
É um animal endêmico da costa atlântica do continente americano, sendo encontrado desde o estado da Flórida (EUA) ao litoral de Santa Catarina (BR). Habita regiões influenciadas pelas marés, em substratos moles (lama), característicos de ecossistemas de manguezais. Nestes locais ele constrói tocas que chegam a ter até dois metros de profundidade.
Considerado um dos componentes biológicos mais importantes dos manguezais, o caranguejo-uçá contribui com a degradação de matéria orgânica. Este processo de degradação está relacionado ao seu hábito alimentar, que inclui detritos de origem vegetal. No Brasil, o caranguejo-uçá possui grande importância econômica para populações de baixo poder aquisitivo, que dependem de sua captura como fonte de renda e alimento. Como resultado do intenso extrativismo, da degradação dos manguezais e do surgimento de novas doenças que afetam o caranguejo-uçá, tem-se observado uma redução dos estoques pesqueiros (quantidade de caranguejo-uçá disponível para captura) no litoral brasileiro.
Neste Atlas são apresentadas as principais estruturas anatômicas, morfológicas e histológicas desse importante recurso pesqueiro do litoral brasileiro.
Enviamos para todo o Brasil.
Avaliações
Não há avaliações ainda.