MINICURSO DE FORMULAÇÃO DE RAÇÃO PARA TILÁPIAS
CIANOFÍCEAS CAUSADORAS DE "OFF FLAVOUR"
Título: Cianofíceas relacionadas ao “off-flavour” em tanques e viveiros de piscicultores de São José dos Pinhais - PR
Autoras: Giovana Amanda Hess e Marina Lima de Souza
LAMBARI COMO AGENTE DE CONTROLE BIOLÓGICO
Título: Utilização do lambari (Astyanax sp.) como agente biológico no controle de larvas de mosquitos em bebedouros para bovinos na região de Pinhais, Paraná.
Autora: Fernanda Damaceno Tavares
Além de alergias às picadas e do incômodo que provocam na população, os mosquitos dos gêneros Anopheles, Aedes e Culex são vetores de agentes causadores de graves doenças nos seres humanos. Na fase larval, os mosquitos podem ser encontrados em locais de acúmulo de água, inclusive em bebedouros para animais. Uma estratégia na luta contra os mosquitos é o emprego de agentes biológicos, entre eles os peixes insetívoros. Desse modo, o objetivo deste estudo foi verificar a sobrevivência e o potencial do peixe lambari (Astyanax sp.) como agente biológico no controle de larvas de mosquitos em bebedouros para bovinos na região de Pinhais, Paraná. O experimento foi realizado no Setor de Bovinocultura Leiteira, na Fazenda Experimental do Canguiri – UFPR, entre 22 de setembro e 27 de outubro de 2014. Os peixes foram capturados em tanques e córregos com armadilha de espera tipo covo e distribuídos em grupos de 10 exemplares por bebedouro. Semanalmente a água dos bebedouros foi filtrada para verificar a presença ou ausência de larvas e o número de peixes vivos foi contabilizado. No início da 2ª semana não existiam mais focos de mosquitos nos bebedouros com peixes, os quais foram mantidos livres de larvas até o final do experimento. Nos bebedouros sem peixes persistiram os focos e a oviposição dos mosquitos. Diante dos resultados apresentados, o uso do peixe lambari foi considerado eficaz no controle das larvas de mosquitos, evitando que se desenvolvam nos bebedouros e que atinjam a forma adulta, diminuindo assim os riscos à saúde da população.
AQUÁRIO PÚBLICO
AUTOMAÇÃO DE AQUÁRIOS
Título: Sistema de automação de aquários: um mergulho para o futuro
Autores: Jaqueline Aline de Quadros e Leticia Miyuki Ebina O projeto “Sistema de automação remota de aquário: Um mergulho para o futuro teve como objetivo de desenvolver um protótipo de sistema de automação para aquário de água doce para futura comercialização. Com este intuito,as executoras do projeto - Jaqueline Aline Quadros e Letícia Miyuki Ebina - estabeleceram uma parceria com a Privus Soluções Ltda, uma empresa especializada em automação. A tecnologia do protótipo proporcionará comodidade e praticidade no dia a dia de aquaristas de alto padrão. Assim o produto irá facilitar o manejo e evitar o trabalho manual das rotinas de um aquário. A automação integrará algumas funções do aquário de água doce como alimentação, iluminação e decoração e, terá conexão com internet juntamente com uma câmera que possibilitará a observação à distância e a manipulação por smartphones, tablets e computadores, oferecendo uma inovação tecnológica.
FAZENDA BELA VISTA
Título:Projeto Piscicultura Fazenda Bela Vista.
Autores: Eduardo Franz Luvison e Yuri Nakatu Longo O objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto para viabilização técnica e econômica da piscicultura em uma pequena propriedade rural do interior do estado do Paraná. Para isso, foi preciso: Planejar a melhor maneira de iniciar a produção; Criar um cronograma de investimentos e ações; Levantar e executar todas as reformas e alterações a serem feitas antes de iniciar a produção; Iniciar a produção e seguir o cronograma previsto.
INTEGRAÇÃO
POLÍTICA PÚBLICA
Título:Avaliação do Programa de Fomento à Piscicultura da Prefeitura de São José Dos Pinhais - PR.
Autores: Amanda Silveira, Bruna da Silva e Lorena Veraschi O objetivo deste projeto foi o de avaliar as políticas públicas de fomento à piscicultura promovida pela Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais.