Por Diego Junqueira Stevanato
Em 18 de abril de 2017
O lambari-do-rabo-amarelo Astyanax altiparanae é um peixe de água doce, presente em rios, lagos e represas e possui hábito alimentar amplo, comendo praticamente qualquer tipo de alimento que estiver pela frente. Sua principal característica é a coloração amarelada principalmente na nadadeira anal e caudal.
Figura 1. Exemplar de Astyanax altiparanae.
Uma característica importante para sua criação comercial é seu rápido crescimento, podendo atingir a maturidade sexual em apenas quatro meses de cultivo. Além disso, essa espécie apresenta outra característica crucial e desejada dentro da piscicultura, a rusticidade. Esses animais toleram diversas faixas de temperaturas, resistem a diversos patógenos porem, caso o produtor se esqueça de alimentá-los, com certeza praticarão o canibalismo.
A temperatura de cultivo varia entre 24 e 28 graus. Em condições controladas (laboratório), a espécie pode ser reproduzida o ano inteiro, desde que, durante o período de manutenção desses animais (cultivo), mantenha os sob temperatura e fotoperíodo controlados. Apresenta dimorfismo sexual, sendo as fêmeas maiores que os machos, podendo essas a chegar a 60 g de peso final.
Figura 2. Reprodução induzida de Astyanax altiparanae. Dimorfismo sexual: fêmea (esquerda) e macho (direita).
Figura 3. Procedimento de sutura em fêmeas durante a reprodução induzida para maior controle na hora da desova.
O cultivo dessa espécie no Brasil é destinado principalmente para o comércio de iscas vivas. Hoje, mais de 50 milhões de indivíduos são comercializados por ano.
Figura 4. Alevinos do lambari Astyanax altiparanae em tamanho ideal de comércio.
Segundo alguns dados da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo (maior estado produtor da espécie), a produção poderá aumentar para 600 milhões de unidades/ano. Esse é um mercado ainda muito promissor e em plena extensão no país, abrindo portas para o cultivo em sistemas menores, uma alternativa para pequenos e médios produtores.