O Laboratório de Pesquisas com Organismos Aquáticos (LAPOA), está localizado no Setor de Ciências Agrárias da UFPR. Ele conta com uma área construída de 600 m2, que abriga:
- Quatro salas de experimentos (sendo que duas delas estão atualmente ocupadas com experimentos com peixes ornamentais marinhos, uma com experimentos de toxicidade e outra com experimentos envolvendo o cultivo consorciado de algas e camarões marinhos);
- Um laboratório de análises de água (LQA);
- Uma sala de limpeza e esterilização de materiais;
- Duas estufas agrícolas utilizadas para a manutenção de organismos aquáticos em condições ambientais controladas;
- Quatro salas de trabalho para os pesquisadores;
- Um almoxarifado;
Fig 1. Projeto de engenharia das salas de experimento e projeto de climatização.
Inicialmente o LAPOA foi planejado para a produção de larvas de caranguejo em larga escala, ainda que esteja localizado a mais de 100 km do mar. O laboratório efetivamente funcionou para este fim por dois anos, mas desde 2005 vem sendo utilizado como local de desenvolvimento de dissertações e teses e para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas aos temas trabalhados pelo GIA.
Fig 2. Estrutura física do LAPOA.
Hoje o laboratório conta com um sistema de armazenamento, filtragem e esterilização de mais de 100 mil litros de água de chuva, utilizadas para abastecimento interno das salas de experimentos, estufas de manutenção de peixes, salas de qualidade da água e genética.