A fotografia auxiliando o aprendizado
Por Thayzi O. Zeni
Publicado em 11/03/2015
O uso de animais para pesquisas ou didática em cursos de nível médio e superior é uma prática corriqueira desde 500 a.c. quando Hipócrates fazia uso de órgão humanos doentes e os comparava com órgãos de animais com fins didáticos. Atualmente, entretanto, leis de proteção aos animais estão sendo elaboradas impedindo a morte de animais ocorram em sala de aula. Com o objetivo de suprir a lacuna existente no estudo de alunos de biologia e medicina veterinária, por exemplo, existem métodos substitutivos, dos quais fazem parte filmes, vídeos interativos, estudo anatômico realizado com animais mortos e utilização de livros.
Por exemplo, em uma aula de anatomia de peixes. Não é necessário que o professor leve um peixe e o mate em aula para apresentar aos alunos a sua estrutura. Quando se fizer necessário apresentar a posição das nadadeiras aos alunos, por exemplo, é só mostrar uma fotografia (Figura 1) como a abaixo. Desta forma, os alunos terão acesso a informação e todos conseguiram enxergar as estruturas, coisa as vezes meio difícil em aulas práticas.
Figura 1. Configuração padrão das nadadeiras em um exemplar de pacu peva (M. maculatus). Exemplar fixado em solução de Davidson.
Outra coisa importante é que o professor pode apresentar a informação para os alunos, de diferentes formas, permitindo assim seu melhor entendimento. Tem-se por exemplo, a pele dos peixes. O professor pode mostrar como a pele é ao ser observada à olho nú e também em microscópio óptico (Figura 2), assim como falar dos cromatóforos, que são células especializadas, responsáveis por sintetizar e armazenar pigmentos (Figura 3).
Figura 2. A) Pele de pacu (M. maculatus) observada a olho nú; B) Pele de pacu observada em microscópio óptico (aumento de 40X).
Figura3. Observação microscópica de cromatóforos da pele de pacus (M. maculatus).
Para que uma imagem cumpra suas funções na pesquisa, entretanto, é indispensável que ela seja eficiente no objetivo de transmitir as informações necessárias.