infoaq logo final 72dpi

O projeto prevê a criação e operação de um portal virtual, o Centro de Análise e Informação Estratégica da Aquicultura – INFOAQ. Ele será um canal multicolaborativo, de pesquisa, estruturação e disponibilização de dados e informações relacionadas aos mais diversos campos da atividade aquícola (com materiais sobre legislação, política aquícola, ambiente, aspectos técnicos e tecnológicos da atividade, mercado, indicadores aquícolas, processamento e transformação, comercialização, dentre outros aspectos que afetam diretamente o processo produtivo e a renda em uma propriedade aquícola).

O Portal servirá como forma de facilitação de acesso a informações e um meio complementar de auxílio ao processo de extensão rural para a aquicultura em escala familiar, com foco nas atividades desenvolvidas no estado do Paraná. Além disso, como um Portal inteiramente gratuito e de livre acesso, as informações e conteúdos presentes no INFOAQ serão disponibilizados para qualquer cidadão interessado na atividade aquícola, independente da distância física, tendo como única exigência o acesso à internet.

O INFOAQ será abastecido por conteúdos de livre acesso nas mais variadas mídias (textos, artigos técnicos, livros, revistas, apostilas, imagens, vídeos, links de sites de interesse da aquicultura). Além disso, deverá ser apresentada uma relação e endereço das principais empresas prestadoras de serviço ou fabricantes de produtos voltados à aquicultura; divulgação de mídias sociais e de trabalhos de instituições da sociedade civil em prol do desenvolvimento social e econômico através da aquicultura; organizada uma bolsa de ofertas de empregos e um painel de oferta de estágios acadêmicos e profissionais; além de um módulo para comunidades virtuais, em que produtores e especialistas poderão trocar opiniões e informações). Tais conteúdos serão abastecidos continuamente, não só pelos administradores do Portal, mas também por técnicos e pesquisadores vinculados a instituições públicas e privadas nacionais, por profissionais que atuam nos mais diversos campos da aquicultura e até por pessoas comuns, com ou sem ligação direta com a atividade. Esses conteúdos serão organizados e estruturados de forma a disseminar a informação, beneficiando e integrando todo o setor.

O projeto está estruturado em seis grandes metas: planejamento, construção e implantação do portal, conteúdo, divulgação, monitoramento, adequação e correção. Como resultados final, além da implantação do próprio INFOAQ e o maior acesso de diferentes atores da cadeia produtiva a informações relacionadas à cadeia produtiva, espera-se uma maior difusão e apropriação do conhecimento a partir da disponibilidade de downloads de materiais relacionados à aquicultura; a integração entre os diferentes atores da cadeia produtiva; formação daquele que deverá ser o maior banco de dados da aquicultura brasileira; contribuição para a colocação no mercado de parte significativa das centenas de profissionais de nível superior colocados anualmente no mercado profissional por um dos cinco cursos existentes em universidade públicas paranaenses diretamente relacionados à aquicultura; e, o principal, colaborar para o crescimento da produção aquícola e da renda gerada pela aquicultura paranaense a partir do acesso ao bem mais importante para a modernização,  para o desenvolvimento tecnológico e para a expansão em moldes técnica, financeira e ambientalmente mais sustentável de qualquer cadeia produtiva: a informação.