ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE BIOFLOCOS COM BASE NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

Por: Carolina Frey Romanetto, Gabriella Furusho Vaz, Gabriela Costa Pilon, Juliane Burda

A viabilidade de um projeto é o maior desafio que o produtor pode vir a enfrentar. A falta dessa análise compromete toda a implementação de um sistema de produção, ainda mais com um sistema extremo/muito intensivo como o de biofloco. Esta planilha foi desenvolvida para que o piscicultor analise todo o investimento necessário e o retorno econômico esperado ao longo do tempo, para implementar o sistema produtivo de biofloco alimentado com energia hidrelétrica e/ou fotovoltaica. 

O sistema de biofloco possibilita um regime de produção intensivo em área reduzida, porém seu funcionamento demanda muita energia. Este projeto avalia a utilização de energia hidrelétrica e fotovoltaica para três modelos de produção de Tilápia do Nilo.

A planilha foi desenvolvida através de pesquisa profunda e detalhada sobre o sistema em questão, clima e irradiação solar, equipamentos e seu respectivo consumo de energia. O desenvolvimento deste projeto está exposto em detalhes em um relatório técnico disponível para o piscicultor juntamente à planilha de viabilidade.

 

Sistema 1 - Simples
Sistema 1 - Duplicado
Sistema 2 - Único
Planilha para os produtores