Trabalhos acadêmicos

Cianofíceas causadoras de "off flavour"

Título: Cianofíceas relacionadas ao “off-flavour” em tanques e viveiros de piscicultores de São José dos Pinhais - PR


Autoras: Giovana Amanda Hess e Marina Lima de Souza


O presente trabalho é fruto de um estudo técnico-científico que se desenvolveu conjuntamente entre alunas de piscicultura do curso de zootecnia da Universidade Federal do Paraná com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAG) de São José dos Pinhais-PR, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2014. No trabalho aqui apresentado estão descritas medidas utilizadas durante o processo das coletas e investigação das Cianofíceas, os resultados obtidos durante a data proposta do projeto assim como recomendações aos produtores e técnicos da SEMAG em relação a essas microalgas.cianoficeas

cianoficias1

Lambari como agente de controle biológico

Título: Utilização do lambari (Astyanax sp.) como agente biológico no controle de larvas de mosquitos em bebedouros para bovinos na região de Pinhais, Paraná.
Autora: Fernanda Damaceno Tavares

Além de alergias às picadas e do incômodo que provocam na população, os mosquitos dos gêneros Anopheles, Aedes e Culex são vetores de agentes causadores de graves doenças nos seres humanos. Na fase larval, os mosquitos podem ser encontrados em locais de acúmulo de água, inclusive em bebedouros para animais. Uma estratégia na luta contra os mosquitos é o emprego de agentes biológicos, entre eles os peixes insetívoros. Desse modo, o objetivo deste estudo foi verificar a sobrevivência e o potencial do peixe lambari (Astyanax sp.) como agente biológico no controle de larvas de mosquitos em bebedouros para bovinos na região de Pinhais, Paraná. O experimento foi realizado no Setor de Bovinocultura Leiteira, na Fazenda Experimental do Canguiri – UFPR, entre 22 de setembro e 27 de outubro de 2014. Os peixes foram capturados em tanques e córregos com armadilha de espera tipo covo e distribuídos em grupos de 10 exemplares por bebedouro. Semanalmente a água dos bebedouros foi filtrada para verificar a presença ou ausência de larvas e o número de peixes vivos foi contabilizado. No início da 2ª semana não existiam mais focos de mosquitos nos bebedouros com peixes, os quais foram mantidos livres de larvas até o final do experimento. Nos bebedouros sem peixes persistiram os focos e a oviposição dos mosquitos. Diante dos resultados apresentados, o uso do peixe lambari foi considerado eficaz no controle das larvas de mosquitos, evitando que se desenvolvam nos bebedouros e que atinjam a forma adulta, diminuindo assim os riscos à saúde da população.
lambari
lambari1

Aquário Público

Título: Plano de revitalização do aquário do Passeio Público de Curitiba

Autora: Mylena Taborda Piquera Peres

passeio publico

Automação de Aquários

Título: Sistema de automação de aquários: um mergulho para o futuro

Autores:  Jaqueline Aline de Quadros e Leticia Miyuki Ebina

O projeto “Sistema de automação remota de aquário: Um mergulho para o futuro teve como objetivo de desenvolver um protótipo de sistema de automação para aquário de água doce para futura comercialização. Com este intuito,as executoras do projeto - Jaqueline Aline Quadros e Letícia Miyuki Ebina - estabeleceram uma parceria com a Privus Soluções Ltda, uma empresa especializada em automação. A tecnologia do protótipo proporcionará comodidade e praticidade no dia a dia de aquaristas de alto padrão. Assim o produto irá facilitar o manejo e evitar o trabalho manual das rotinas de um aquário. A automação integrará algumas funções do aquário de água doce como alimentação, iluminação e decoração e, terá conexão com internet juntamente com uma câmera que possibilitará a observação à distância e a manipulação por smartphones, tablets e computadores, oferecendo uma inovação tecnológica.
 

folder intelligentaquarium


aquario1

Fazenda Bela Vista

Título:Projeto Piscicultura Fazenda Bela Vista.

Autores:  Eduardo Franz Luvison e Yuri Nakatu Longo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto para viabilização técnica e econômica da piscicultura em uma pequena propriedade rural do interior do estado do Paraná.  Para isso, foi preciso: Planejar a melhor maneira de iniciar a produção; Criar um cronograma de investimentos e ações; Levantar e executar todas as reformas e alterações a serem feitas antes de iniciar a produção; Iniciar a produção e seguir o cronograma previsto.

<
 
eduardo

Integração

Título: Piscicultura, na onda da integração

Autores: Fabiana de Orte Stamm, Hisly Any S. Medeiros

copacol

Política Pública

Título:Avaliação do Programa de Fomento à Piscicultura da Prefeitura de São José Dos Pinhais - PR.

Autores:  Amanda Silveira, Bruna da Silva e Lorena Veraschi

O objetivo deste projeto foi o de avaliar as políticas públicas de fomento à piscicultura promovida pela Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais. 



sjp

Refúgio Térmico

Título: Refúgio Térmico

Autores: Drayton Roger Lebid, Júlio César Ganacim                        

   Tcc