Camila Prestes dos Santos Tavares

Publicado em 02 de março de 2017

 

Figura capa

Os siris passam periodicamente pelo processo de muda ou ecdise, em que seu exoesqueleto rígido antigo é descartado e substituído por um novo, momentaneamente mole. Neste momento, quando o siri emerge de seu exoesqueleto antigo, ele é conhecido como "siri-mole". Nos últimos anos, o siri-mole tem despertado o interesse econômico na proporção direta do aumento da demanda mundial por essa iguaria gastronômica.

Atualmente, a produção baseia-se na captura no ambiente dos animais que exibem sinais indicativos da proximidade do período de muda. Em seguida, os animais selecionados são transferidos para instalações de cultivo, onde são mantidos em condições ambientais controladas até que ocorra a ecdise.

Durante o período de manutenção do siri até a muda em cativeiro, o monitoramento dos principais parâmetros físico-químicos determinantes da qualidade da água nos sistemas produtivos (temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido e amônia) deve ser constante, principalmente em sistema de produção do tipo fechado. Hochheimer (1988) e  Malone e Burden (1988) recomendam limites dos parâmetros de qualidade de água em cultivo de siri-mole em sistema de recirculação, como pode ser visto na Tabela 2.

Tabela

A manutenção de um alto nível de oxigênio na água do sistema de produção é muito importante para o sucesso do processo de muda. A deficiência de oxigênio é considerada como a maior causa de mortalidade de siris em cativeiro.  As concentrações de oxigênio dissolvido disponíveis na água do cultivo deve ser alta, níveis de oxigênio abaixo de 6,0 mg/L são críticos, porque o siri não é capaz de ajustar a sua respiração nesta faixa. Isto é porque durante a muda os órgãos respiratórios não são eficientes, devido à perda de estruturas que são eliminadas junto com o exoesqueleto durante a muda, e por estarem muito moles para cumprir o seu papel.

Não existe uma temperatura e uma salinidade ótima para produzir siri-mole, porém devem ser mantidas em níveis que não influenciem na disponibilidade de oxigênio dissolvido na água, pois a medida que temperatura e salinidade da água aumenta, o oxigênio disponível diminui. Temperaturas muito baixas ( < 22°C) também não são recomendadas, pois diminuem o metabolismo dos animais, e aumentam o intervalo entre uma muda e a seguinte.

Os produtos residuais, como a amônia, nitrito e nitrato, como para a maioria dos organismos aquáticos cultivados, são tóxicos, principalmente na sua forma não-ionizada (NH3), pois a exposição prolongada  pode ocasionar alta mortalidade.

O Ph, por sua vez, deve ser mantido entra a faixa neutra e básica, para manter a eficiência da conversão de amônia em nitrito e nitrato. Enquanto a manutenção da alcalinidade acima de 100 mg/L tem como objetivo principal evitar a variação do pH e aumentar a eficiência da nitrificação.

Segundo Hochheimer (1988), uma água de boa qualidade para a produção de siri-mole é constituída de três componentes: Físico – Ser Limpa e com temperatura suficiente para promover o processo de muda; Químico – Conter os elementos essenciais e adequados para garantir o bom pH e não conter nenhum produto químico tóxico; Biológico – Livre de bactérias patogênicas e algas não desejadas, e conter as bactérias necessárias para remover os resíduos nitrogenados.

De modo geral, a qualidade de água dentro dos níveis recomendados é a chave para o sucesso da produção de siri-mole, e o monitoramento regular determina o bom início e a estabilidade da produção.

 

 

Referências Consultadas  

HOCHHEIMER, J. Water Quality in Soft Crab Shedding. Crab Shedders Workbook Series, p. 6,  1988.   

MALONE, R. F.; BURDEN, D. G. Design of recirculating soft crawfish sheddind systems. Lousiana Sea Grant College Program, p. 80,  1988.   

VEGA-VILLASANTE, F.  et al. Manual técnico para la producción de jaiba suave en el pacífico mexicano.  México: Universidad de Guadalajara, 2006.  ISBN 9702709911 9789702709916.

  • Os benefícios da astaxantina na aquicultura

  • Armazenamento de ostras para comercialização

  • Ferramentas para o controle e prevenção de doenças na carcinicultura

  • Licenciamento ambiental na carcinicultura

  • Bioinvasão e seus impactos sobre a diversidade biológica em ecossistemas aquáticos nativos

  • Problemas em sua piscicultura? Entenda as principais causas e medidas para evitar maiores prejuízos

  • Doenças que afetam camarões marinhos e são de notificação obrigatória

  • Características físicas e químicas dos rios amazônicos

  • Controle de mexilhão dourado em usinas hidrelétricas brasileiras

  • Descoberta de um vírus associado à mortalidade de siris: implicações para a produção de siri-mole

Lançamentos

Destaques

Publicações Científicas mais Recentes

Projetos em Andamento

A produção integrada na carcinicultura brasileira

A produção integrada na carcinicultura brasileira

Biologia e desenvolvimento de tecnologia para o cultivo de siris de interesse comercial no litoral paranaense

Biologia e desenvolvimento de tecnologia para o cultivo de siris...

Centro de Análise e Informação Estratégica da Aquicultura - INFOAQ

Centro de Análise e Informação Estratégica da Aquicultura - INFOAQ

Monitoramento de Limnoperna fortunei (mexilhão dourado) e do hidrozoário Cordylophora capia em reservatórios no estado do Paraná

Monitoramento de Limnoperna fortunei (mexilhão dourado) e do hidrozoário Cordylophora...

Monitoramento da qualidade de ostras no litoral paranaense.

Monitoramento da qualidade de ostras no litoral paranaense.

Marcadores Moleculares e Biológicos Aplicados a Incidentes em Ambientes Aquáticos Continentais

Marcadores Moleculares e Biológicos Aplicados a Incidentes em Ambientes Aquáticos...

Conheça...

Imagens de Projetos